domingo, 4 de janeiro de 2009

Trabalho apresentado no SBPqO - 2008


Avaliação in vitro a confiabilidade de dois localizadores foraminais eletrônicos Root ZXII ® e RomiApex D30 ® 

Este estudo tem como propósito avaliar in vitro a confiabilidade de dois localizadores foraminais eletrônicos (Root ZXII ® e RomiApex D30 ® ) na obtenção do comprimento de trabalho comparados às medidas visuais. Quarenta dentes humanos unirradiculares com ápices completamente formados foram utilizados. Após acesso cirúrgico e preparo cervical, foi introduzida uma lima tipo Kerr #10 até que sua extremidade fosse observada na saída foraminal através de um microscópio operatório com aumento de oito vezes. Nesse momento, o stop de borracha foi posicionado no bordo incisal, e este comprimento medido em uma régua milimetrada, obtendo-se o comprimento real do dente. Destes valores, foram removidos 1,0mm para obtenção do comprimento real de trabalho. Os dentes foram inseridos em uma base experimental composta de esponja vegetal embebida em solução de cloreto de sódio a 0,9% de modo que toda porção radicular permaneça submersa. As medições eletrônicas foram realizadas utilizando-se como critério a localização do forame de acordo com a marcação de ápice dos aparelhos. GRUPO 1 - O comprimento de trabalho foi obtido observando a marcação de ápice no aparelho Root ZXII ® e descontado um milímetro medido em uma régua endodôntica milimetrada. GRUPO 2 - O comprimento de trabalho foi obtido observando a marcação de ápice no aparelho RomiApex D30 ® e descontado um milímetro medido em uma régua endodôntica milimetrada.
O Root ZXII ® obteve índice de acerto de 85% e o RomiApex D30 ® de 80%. Após analise estatística através do teste t para amostras pareadas, não houve diferença estatística entre os aparelhos testados.

Kenner B. Miguita, Felipe Davini, Rodrigo S. Cunha, Roberta A. Araújo, Daniel G. P. Rocha, Alexande S. De Martin, Carlos E. S. Bueno

Nenhum comentário: